sexta-feira, 21 de maio de 2010

Filósofo esquecido


Esqueci de incluir este escrito na série: Ventre dos filósofos. Às vezes, ainda é tempo de lembrar-se - e redimir-se.

Charles Fourier: doce utopia

O filósofo e economista francês Charles Fourier (1772-1837) foi um dos teóricos do socialismo utópico do século XIX. Para a gastronomia, a proposta de Fourier era organizar a voracidade geral. Ou seja, organizar a gulodice de todas as classes sociais, idades e sexos. Esta sabedoria higiênica tinha como objetivo implantar o excesso, do supérfluo e da abundância.

“Para assegurar o consumo de supérfluos, serão obrigados a estudar os detalhes das conveniências individuais, diferenciadas segundo os temperamentos; teoria que exige a ajuda de quatro ciências: química agronômica, médica e culinária”. (Théorie des quatre mouvements, Obras completas de Charles Fourier, Ed. Anthropos, 1966-1968).

A administração dessa produção, segundo o filósofo, seria feita por uma classe especial de cientistas: os gastrósofos. O gastrósofo deveria ter mais de 80 anos e ser competente nas matérias que compõe sua disciplina. Devem entender muito de nutrição, agricultura, medicina, ser sábio e um grande provador. Este “profissional” seriam os médicos particulares de cada indivíduo, e conservadores de sua saúde.

bocacrianca.jpgPara as crianças, Charles tem um cuidado especial na alimentação. Segundo ele, em especial as meninas, são fracas em gulodices. A harmonia para os pequenos, seria alimentá-los com compotas e geléias, aliadas ao pão, uma base para alimentação rica e feliz. Fourier pretendia aplicar a pedagogia alimentar às crianças, desde cedo, fazendo com que elas participassem de debates gastronômicos sobre a preparação da comida. Assim, as crianças terão gradualmente contato com a nova ciência que é a gastrosofia.

Quanto às preferências pessoais, Fourier era especialmente obcecado por pastéis, bolinhos, vol-au-vent e abóboras. Ele não economiza nas críticas às práticas nutritivas de seu tempo. Dizia que o espaguete dos italianos era uma cola rançosa. Os parisienses, adotavam pratos estrangeiros, falsificam os alimentos, aqueciam as carnes. Quase não é preciso salientar aqui que o “doce delírio de uma alimentação”, que Fourier tinha a intenção de propor, não foi levado adiante. Utopia, apenas utopia.

Texto: Vanessa Souza Moraes
Fonte: O ventre dos filósofos, de Michel Onfray

Publicado originalmente em: http://www.informativomalagueta.com.br/edicao.asp

2 comentários:

  1. Gostei da idéia dos gastrósofos com mais de 80 anos, iria ser uma classe privilegiada e reduzida. na cabeça e no ventre a filosofia passeia. abraço

    ResponderExcluir
  2. poxa...adoro Fourier...

    O socialismo do prazer...

    adorei ver isso aqui

    beijos

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now