terça-feira, 23 de setembro de 2014


Quanto a mim dou graças
pelo que agora sei
e, mais que perdoo, eu amo.

Adélia Prado

www.vemcaluisa.blogspot.com.br

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

...

(Porque, embora deva ser breve a nossa vida, é só enquanto sofremos que nossos pensamentos, de algum modo agitados por movimentos perpétuos e ondulantes, elevam, como numa tempestade, a um nível onde se torna visível, toda essa imensidão regida por leis, que, debruçados a uma janela mal colocada, não conseguimos avistar, porque deixa-a rasa e lisa a calma da felicidade; só para alguns grandes gênios tal movimento existirá sempre, independente da agitação da dor; não o podemos todavia afirmar, pois, ao contemplar-lhes o largo e regular desenvolvimento das obras alegres, inferimos, da alegria da produção, a da vida, talvez ao contrário constantemente dolorosa?)

Proust in: O tempo redescoberto. Tradução de Lúcia Miguel Pereira. Ed. Globo, p. 173.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

a graça dos seres

- Você que ama tanto as coisas da inteligência... - dizia-lhe France.
- Não amo de modo algum as coisas da inteligência; só amo a vida e o movimento - respondia Proust.
Era sincero; a inteligência lhe era tão natural que ele nem valorizava seus jogos, invejando e admirando, isto sim, a graça dos seres de instinto.

André Maurois in: Em busca de Proust.Ed. Siciliano, p. 51.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Ouvir de novo, acreditar.


Na fita da secretária eletrônica, deixar só um recado. Ouvir de novo, acreditar. Nem precisa ser de verdade. Rosas vermelhas brilham no escuro da sala quase toda branca. Quando teu pensamento me chamou foi bonito.

(Caio F. in: A vida gritando nos cantos. Ed. Nova Fronteira, p. 145)

http://www.vemcaluisa.blogspot.com.br/

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

nada


Silêncio.
"O que você tem, meu amor?"
"Nada." Um nada, o segundo, cujo significado era, claramente: Não me venha com essa de "meu amor".

Philiph Roth in: A marca humana. Companhia das Letras.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

como


“Quando, em uma entrevista, me fazem a pergunta: ‘Como o senhor escreveu o seu romance?, em geral corto e respondo: ‘Da esquerda para a direita´.”

(ECO, 2003, p. 285)

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Sabia que eu precisava terminar o que nem tinha começado

Preciso escrever, eu disse, com pompa, como um presidente da república que justificasse sua falta de tempo em atender às demandas de uma dona de casa, suas reclamações do gás de cozinha. Você sabe, eu preciso terminar isto aqui.
É claro que ela sabia. Sabia que eu precisava terminar o que nem tinha começado; que precisava começar. E eu, por meu lado, sabia também que ela não ignorava, por mais que este parágrafo fique truncado e confuso; eu sabia que ela não ignorava minha derrota cotidiana, meu fracasso diário, minha rendição incondicional à vida: eu entregava os sonhos como um condenado sob tortura entrega os cúmplices. A grande diferença, e ela tinha consciência também desse detalhe, é que eu me rendia, traía e entregava sem ter sido torturado.

Alexandre Marques Rodrigues in: Parafilias. Ed. Record, p.16-17.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

dos sonhos

Você sabe do que estou falando, muitos de nossos sonhos não se concretizam; alguns, sim, outros caem num caminhão de merda, e essa é a natureza da vida, ganhar e perder, nascer e morrer, caminhar e correr...

Carlos Henrique Schroeder in: As fantasias eletivas. Ed. Record, p.59.